Tarifa Social da COPASA

por Mauro Faria publicado 07/03/2017 10h40, última modificação 04/01/2021 11h33 expirado
Na função de Vereador do Município de Limeira do Oeste, o Vereador Leandro de Souza Carvalho, informa aos interessados sobre a “Tarifa Social” que é um benefício que reduz as tarifas dos serviços de água e esgoto da COPASA. O benefício é para imóveis apenas com fins residencias, cujas famílias estejam inscritas em Programas Sociais na Prefeitura do Município e cuja renda mensal seja de até meio salário mínimo por pessoa. Os passos a serem seguidos para conquistar esse benefício são: 1-Estar de posse do NIS (que é solicitado na Secretaria de Promoção Social); 2-Procurar o escritório local com o NIS em mãos, preferencialmente o titular do NIS deverá ser o titular da conta de água. Para mais orientações procurar o escritório local da COPASA, na Avenida Bahia, nº 1186.

A Tarifa Social da Copasa, que tem o objetivo de contribuir na redução de desigualdades sociais e pode diminuir em até 40% o valor da conta de água e esgoto, beneficia atualmente 784 mil famílias mineiras. A iniciativa alia a responsabilidade social da Copasa aos requisitos estabelecidos pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

De acordo com o superintendente comercial da Copasa, Claudio Gomes, a Tarifa Social é voltada para famílias de baixa renda. “A meta central da Copasa é levar água de qualidade e serviços de esgotamento sanitário a todo o Estado e, para isso, é fundamental que algumas políticas diferenciadas sejam aplicadas, tendo em vista os diferentes níveis econômicos da população”, disse.

Ele explicou que o acesso à Tarifa Social é simples: a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir uma renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Também é preciso que as faturas da Copasa estejam e continuem em dia.

Para solicitar a inclusão no programa, compareça à agência de atendimento da Copasa mais próxima de sua casa e leve os seguintes documentos: CPF, RG ou título de eleitor; uma conta de água/esgoto. Caso a conta de água não esteja no nome do beneficiário, apresente ainda algum documento que comprove vínculo ao imóvel, como, por exemplo, a guia do IPTU, Registro de Imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação. O documento deverá estar em nome de algum membro do grupo familiar do beneficiário.

A redução no valor da conta de água e esgoto é calculada de acordo com o consumo de cada família, sendo que quem economiza e consome menos tem maior desconto, conforme demonstrado a seguir:

Faixa de Consumo

Redução          %